Fundação Montécnica
Aos 29 anos, Eneas Longhi funda na capital de São Paulo a Montécnica, empresa especializada em instalações para distribuição de derivados de petróleo e abastecimento de aeronave executando obras nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Chegada a Manaus
A fim de executar a instalação da rede de abastecimento de aeronaves do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, para SHELL S/A, muda-se para Manaus onde também executa outras obras em diversos aeroportos secundários pelo interior do Estado.
Constituição ENTEC
Decidido a estabelecer-se definitivamente em Manaus, no dia 29 de janeiro de 1979, constitui em sociedade com Luci Longhi, a ENTEC COMERCIO E MONTAGENS LTDA.
Diversificação
Após uma década prestando serviços para Shell, Petróleo Sabbá, Petrobras e outras grandes indústrias da época como Sharp, CCE, Videolar, Pancostura, Evadim, a Entec acumulou acervo de equipamentos e ferramentas pneumáticas que permitiu desenvolver um nicho de mercado inexistente no Amazonas, aluguel de equipamentos. Entec passa a alugar andaimes, alisadoras de concreto, marteletes, rompedores, vibradores, rolos compactadores, compressores, geradores, empilhadeiras e banheiros químicos.
Internacionalização
Entec amplia seu escopo de atuação e passa a prestar serviços com emprego de guindastes importando da Alemanha o 1º guindaste rodoviário autopropelido do Amazonas, Demag AC-150 com capacidade para 55-ton. A iniciativa permitiu o avanço do uso de estrutura em concreto armado pré-fabricadas na construção civil do Amazonas resultando em obras com maior arrojo construtivo, prazos de execução reduzidos e menores custos.
Contrato BR
Assina o primeiro contrato para aluguel de empilhadeiras a diesel, com mão de obra, na bacia Petrolífera de Urucú, em Corai. Muitos outros novos contratos com escopo diverso, seguiram após este. No mesmo ano, inicia sua parceria com a multinacional NACCO Materials Handling Group, passando a distribuir as empihaderias Yale no norte do país.
Ampliação
Com nova importação da Alemanha do guindaste Demag AC-395 com capacidade para 135-ton, Entec mais do que dobra, sua capacidade de atuação. No mesmo ano desenvolve um sistema padronizado e eficiente de embalagem industrial. A solução ideal para embalar de forma segura, estável e controlada, máquinas e equipamentos de alto valor agregado, para fins de transporte ou armazenamento. A combinação de diferentes materiais como madeira/aço, aluminização/shrink-wrapping e chassi fabricados com perfis metálicos, aliados a técnica, competência e responsabilidade de todo o time de profissionais da Entec permitem executar projetos arrojados com prazos exíguos, independentemente da quantidade, dimensão e peso dos itens a serem embalados.
AWP
Entec importa para sua frota de locação, os seis primeiros equipamentos veiculares do Amazonas, destinado `a elevação de pessoas para execução de trabalho em altura. Faz isso onze anos antes do seu uso tornar-se obrigatório, através da promulgação da Norma de Segurança NR12. Atualmente possui diversas plataformas Genie em sua frota, nos mais diversos modelos e capacidade de elevação.
Diversificação 2
Inovando novamente, Entec desenvolve o conceito de contêineres habitacionais customizados para locação, oferecendo diversos arranjos como: escritório, dormitório, banheiro, vestiário, cozinha, lavanderia industrial, depósito, camarim, bilheteria, portaria, estande de venda, e oficina. Com uma estrutura verticalizada, todas as etapas do processo construtivo são realizadas pelo time Entec, assegurando rapidez e cumprimento dos prazos acordados na entrega dos módulos locados.
Entec Máquinas
Através de cisão, é constituída a Entec Máquinas e Equipamentos, empresa dedicada a distribuição e locação dos equipamentos das marcas Yale, Hyster, Genie.
500 Ton
Entec importa da Alemanha o primeiro guindaste todo terreno com capacidade para 500-ton. A aquisição estratégica demonstra o compromisso de fornecer ao mercado regional soluções de elevação eficientes e confiáveis.
A Entec tem a satisfação de contribuir para o avanço e crescimento da economia regional e destaca o fato de ter sido a primeira empresa do norte do país a transportar uma carga indivisível de 320-ton.
Primeira empresa da região norte a dispor de uma usina de gelo seco para jateamento, primeira a importar guindastes hidráulicos all terrain de 50, 120, 220, 350 e 500-ton, guindastes tipo rough terrain de 30, 50, 60 e 130-ton, guindaste treliçado 150-ton, guindaste carry-deck 33-ton, mini guindastes elétricos e a diesel 1.8 a 3-ton, manipuladores telescópicos, plataformas de acesso aéreo, pórticos hidráulicos 200 e 400-ton, e outros. A nível nacional, foi a primeira empresa do Brasil a importar linhas de eixos autopropelidas Goldhofer, tartarugas autopropelidas 120-ton Hilman Roller e mini contêineres de 5” a 10”.
Por fim, a Entec tem orgulho da sua história de inovação disruptiva, de desenvolver conceitos e serviços novos para o mercado. Sua trajetória se destaca por esta capacidade de diversificar, antever oportunidades e desenvolver novos nichos, buscando posicionar-se como referência em todas as suas áreas de atuação.
Nossos mais sinceros agradecimentos a cada colaborador que contribuiu para escrita desta história, que vocês também tenham sido engrandecidos por essa experiência. Aos inúmeros clientes e fornecedores, muito obrigada por acreditar em nossa capacidade e oportunizar esta relação de parceria.